Palestrantes

 

 

Maria Clara de Araújo dos Passos

Mestranda em Sociologia da Educação pela USP,  formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui o Certificado en Estudios Afrolatinoamericanos do Instituto de Investigaciones Afrolatinoamericanas de Harvard University. Integrante do EdGES: Grupo de Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual e do NIP: Núcleo Inanna de Pesquisa e Investigação de Teorias de Gênero, Sexualidades e Diferenças. Tem abordado temáticas como movimentos sociais latino-americanos, currículo e decolonialidade. Faz parte da Mandata Quilombo da Deputada Erica Malunguinho, em articulação com os movimentos de mulheres e LGBTQIA+. Desde 2019 tem coordenado a Frente Parlamentar Em Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ da Assembleia Legislativa de São Paulo, um espaço político-pedagógico que tem entre seus objetivos o fomento de políticas públicas para a população LGBTQIA+ paulista nas áreas da Saúde, Educação, Trabalho, Moradia, Arte e Cultura.

 

 

Lucimar Rosa Dias 

Professora da Universidade Federal do Paraná no curso de Pedagogia Ead e presencial e na Pós-Graduação na Linha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdades na Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2007). Seu campo de atuação se relacionam aos seguintes temas: educação infantil e diversidade étnico-racial, criança negra e infância negra, relações raciais e formação de professores/ras, mulheres negras e educação. Coordena o ErêYá - Grupo de Estudos em Educação para as Relações Étnico-raciais, é vice-líder do OCUPP - Observatório de Culturas e Processos Políticos-Pedagógicos. Faz parte do OIIIPE - Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação e Pedagógicas e compõe o grupo de trabalho Seminario internacional especializado: Infancias de Gorée.

 

 

Rosa Margarida de Carvalho Rocha

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Possui Pós-Graduação em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros pela PUC-MG, Especialização em Didática Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica e Graduação em Pedagogia. Assessorou o MEC para a concepção e elaboração do livro Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais sendo coordenadora do GT Ensino Fundamental. Foi Assessora da Prefeitura de Sabará, Prefeitura de Congonhas, Secretaria de Educação de Contagem, Secretaria de Educação de Ribeirão Preto, Secretaria de Educação do Estado do Paraná e da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para implantação da Lei 10.639/03.  Ministra Palestras com temas sobre o Trato da Questão Racial no Cotidiano Escolar, Inclusão Racial na Escola, Discriminação Racial na Escola. Tem experiência de mais de trinta anos na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico-Raciais, atuando principalmente no seguinte tema: construção positiva da Identidade da criança Negra, História da África e dos Africanos no Cotidiano Escolar. É membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Araguari; Membro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Minas Gerais.

 

 

Carolina Langnor e Sousa Lisboa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora integrante do LABIN - Laboratório de Investigação em Corpo, Gênero e Subjetividade na Educação.

 

 

Anadir dos Reis Miranda 

Historiadora feminista, coordena o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial-Pinhais e a Comissão Permanente da Diversidade da SEMED-Pinhais. Possui graduação, mestrado e doutorado em História pela UFPR. Também especialização em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da UERJ e experiência de doutorado sanduíche na Inglaterra, junto a  Universidade de Southampton e a biblioteca Chawton House, especializada em escritos de mulheres.  Principais áreas de interesse e atuação: diversidade e educação, história das mulheres na modernidade, história dos feminismos, relações de gênero, epistemologias feministas e escrita de mulheres.

 

 

Ana Lorena de Oliveira Bruel 

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) e pós-doutorado na Université de Bordeaux (France). Atualmente é professora do magistério superior na Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Planejamento e Administração Escolar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para a educação, educação e desigualdades, distribuição de oportunidades educacionais.

 

 

Roberlayne de Oliveira Borges Roballo

Professora Associada I do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar - DEPLAE/SETOR DE EDUCAÇÃO/UFPR. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (2019-2020). Secretária de Educação do Município de Curitiba (Gestão 2013-2016) e Coordenadora do Fórum Municipal de Educação (gestão 2013-2016). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (2012). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2007). Integrante dos seguintes grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) e Núcleo de Estudos e Pesquisa História, Educação e Modernidade (NEPHEM). Coordenadora do Projeto de Extensão Nenhum(a) a menos na Escola. Coordenadora do Projeto de Pesquisa História dos livros, dos livros escolares e manuais escolares produzidos para subsidiar os processos de formação de professores no Estado do Paraná: 1900-1980; Vice Coordenadora do Projeto de Extensão Planejamento na organização do trabalho pedagógico escolar. Tem experiência na área de Gestão Pública e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Equidade na Educação, Direito à Educação e desigualdade intraescolar, Gestão Educacional, Interesse Público, História da Formação Docente, História dos manuais para a formação de professores, Historiografia da Educação, Organização do Trabalho Pedagógico (Currículo, Planejamento, Avaliação Educacional), Função Social e Cultural da Escola.