Relatos de Experiência
Na edição de 2023 serão aceitas propostas de RELATOS DE EXPERIÊNCIAS. O envio de trabalho deverá acontecer no período de 10 à 29/10/2023.
Condições gerais para submissão de Relato de Experiência
Os Relatos de Experiência deverão versar sobre práticas pedagógicas desenvolvidas nos âmbitos da Educação Básica, Técnica, Tecnológica ou Superior, a partir dos seguintes eixos:
a) Prática Pedagógicas para Equidade de Gênero;
b) Educação das Relações Étnico-Raciais -ERER em todas as Etapas da Educação Básica e Ensino Superior e suas modalidades;
c) Histórias e Culturas africanas, afro-brasileiras e/ou indígenas;
d) Educação em Direitos Humanos;
e) Ensino Religioso;
f) Práticas pedagógicas para acolhimento de estudantes migrantes;
g) Práticas pedagógicas multiculturais e/ou multilíngues;
h) Ensino de Português para falantes de outras Línguas;
i) Diversidade Etária e Geracional;
j) Diversidade de condição física, sensorial, intelectual e/ou de neurodesenvolvimento;
k) Dentre outros temas e segmentos que compõem a área da Educação e Diversidade.
IMPORTANTE:
Pelo menos um dos/as autores/as deverá estar inscrito no Seminário.
Cada autor/a poderá inscrever, no máximo, dois trabalhos, seja na condição de autor/a ou de coautor/a.
Será permitida a inscrição de Relatos assinados por até 03 (três) autores/as.
Em caso de trabalhos em coautoria, apenas um/uma autor/a fará a apresentação.
Se a aceitação da proposta de trabalho estiver sujeita a melhorias, o/a autor/a será informado/a das alterações a serem efetuadas.
Os Relatos de Experiências aceitos serão apresentados em sessão destinada para este fim e seus/suas autores/as receberão certificado de apresentação.
Instruções para o envio de trabalhos
Inicialmente, deverá ser preenchida o Formulário de Inscrição disponível em: https://tinyurl.com/SeminarioDiversidade
Após o preenchimento da Ficha de Inscrição, o/a interessado/a deverá enviar o seu trabalho completo, como arquivo anexo, em formato Documento do Google ou Documento do Word (.docx), para o email gabriela.sypczuk@edu.pinhais.pr.gov.br
O texto completo deverá conter os seguintes itens:
Título em negrito e centralizado (no máximo 15 palavras);
Nome do/a autor/a e coautores/as completos, alinhados à direita (e por extenso);
Identificação do município, área de atuação, breve resumo do/a autor/a e e-mail de contato, em nota de rodapé;
Conteúdo do trabalho: resumo, introdução (incluindo os objetivos pedagógicos e público-alvo), desenvolvimento, conclusões/resultados e referências (seguir normas da ABNT);
O texto completo deverá ter de 4 à 6 páginas, incluindo referências, apêndices/anexos (quando houver);
Normas de formatação para resumo: deverá conter entre 250 e 300 palavras, estruturado em um único parágrafo, com espaço simples, contendo síntese do objeto do relato de experiência, objetivos, desenvolvimento e resultados, seguido de 3 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho;
Normas de formatação para o corpo do texto: fonte Arial; corpo 12; alinhamento justificado; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e esquerda 3 cm e, inferior e direita, 2 cm; tabulação para início de parágrafo é de 1,50cm.
O documento deverá ser salvo exclusivamente em formato WORD.
Pode conter até 4 imagens que ilustrem o trabalho realizado.
Para submissão de Relato de Experiência, acesse o link https://tinyurl.com/ModeloRelatoDiversidade e salve em seu computador o Modelo de Relato para a escrita do seu trabalho.
Orientações para apresentação de Relatos de Experiência
As apresentações dos Relatos de Experiência serão divididas nos locais previamente definidos, sendo destinados 20 (vinte) minutos para cada apresentação, incluindo tempo para perguntas. Os/as autores/as deverão levar arquivo (PowerPoint, filmagens, fotografias digitais), sendo que este material deverá ser entregue ao/a coordenador/a da sala para instalação no equipamento de multimídia até 10 (dez) minutos antes de iniciar os relatos do período. Será disponibilizado projetor multimídia com saída para som, vídeo e DVD.
Os auditórios e horários para apresentação dos relatos serão definidos pela organização do evento, não sendo aceitas solicitações de mudança de horário das apresentações.
É de responsabilidade do/a(s) autor/a(es) a autorização do uso de imagens porventura utilizadas em suas apresentações.
Seleção dos Relatos de Experiência
1- Originalidade e relevância diante da abrangência da temática.
2- Organização do texto:
Sistematização do resumo e da introdução;
Adequação entre os objetivos propostos, o referencial teórico, o desenvolvimento e resultados apresentados;
Coerência entre as considerações finais e os objetivos propostos.
3- Formatação:
Adequação às normas da língua escrita;
Atendimento às orientações contidas em relação a formatação do texto.
4- Revisão bibliográfica atualizada e pertinente ao texto.
CASO O TRABALHO NÃO SEJA ACEITO PARA APRESENTAÇÃO, NÃO SERÁ DEVOLVIDO.
OS TRABALHOS QUE NÃO OBEDECEREM ÀS NORMAS ESTABELECIDAS SERÃO DESCONSIDERADOS.