PALESTRANTES

 

Jane Felipe de Souza

Professora titular aposentada da UFRGS, atua como colaboradora na Linha de Pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/FACED/UFRGS). Desde 2001 coordena o eixo temático Infâncias, Gênero e Sexualidade da referida Linha de Pesquisa. Possui graduação e Licenciatura Plena em Psicologia pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Educação pela UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói/RJ, doutorado em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós doutorado na área de Cultura Visual, pela Universidad de Barcelona/Espanha. Integrante e vice-líder do GEERGE (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero) e vice-líder do GEIN (Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias), sendo uma de suas fundadoras. Atua com os seguintes temas: infâncias, scripts de gênero, sexualidade, educação infantil, educação para a sexualidade na escola, pedofilia e pedofilização como prática social contemporânea, violências de gênero e oitava jornada de trabalho das mulheres. Possui várias publicações na área das infâncias, gênero e sexualidade em periódicos Qualis A, além de ser uma das organizadoras de vários livros, dentre eles: "Infâncias e Temas Sensíveis" (Ed. Cirkula, 2024); "Educação, Gênero e Sexualidade: (im)pertinências" (Ed. Vozes, 2022); "Infâncias, gênero e sexualidade: nas tramas da cultura e da educação" (Ed. da Ulbra, 2013); "Corpos em evidência: do pânico (i)moral aos embates por diversidade e inclusão" (no prelo). Atualmente coordena a pesquisa intitulada "Ignorar para acobertar ou informar para proteger? Scripts de gênero e sexualidade na prevenção das violências contra crianças". Em março de 2018 ganhou o Prêmio Menção Honrosa Sueli Carneiro em reconhecimento ao ativismo e à pesquisa realizados nos campos dos estudos de gênero e sexualidade e de raça/etnia. 

 

Claudemira Vieira Gusmão Lopes

Por amar a vida, Claudemira Vieira Gusmão Lopes decidiu se licenciar em Ciências Biológicas (1992). Para ministrar aulas no ensino fundamental e médio especializou-se em Metodologia das Ciências (1997). Como educadora dedicou-se à pesquisa enquanto princípio educativo, orientando diversos projetos de iniciação científica durante os 20 anos que permaneceu na Rede Pública Estadual do Paraná. A Biologia serviu de pano de fundo para enxergar a exuberante vida existente no solo, esse fato e o encantamento pela pesquisa a direcionou para o Mestrado em Ciência do Solo na UFPR, pesquisando fungos e bactérias do solo que colonizam monumentos históricos (2002). Essa paixão pela descoberta a levou ao Doutorado em Ciências pela UFPR (2010), com a pesquisa "O conhecimento etnobotânico da Comunidade Quilombola do Varzeão". Prestou concurso para a UFPR e hoje é professora Adjunta, lecionando na Licenciatura em Educação do Campo Ciências da Natureza (2014). Por acreditar no Bem Viver, resolveu integrar o corpo docente do Mestrado em Ciências Ambientais (2016 - 2021). Ao aceitar o desafio de promover uma educação antirracista, hoje integra o Grupo de Pesquisa ErêYá, no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB). Integra o Projeto Meninas e Mulheres nas Ciências (MMC), pesquisando e atuando na divulgação das Cientistas Negras, Participa do Projeto de Pesquisa Genes e Saúde da população negra e sua composição alélica, coordenado pela Prof Dr Marcia H. Beltrame, no Laboratório de Genética Molecular Humana da UFPR, Departamento de Genética. Coordena o Projeto de Extensão "A Genética Tem cor?" para popularizar e divulgar os achados do projeto de pesquisa em genética. Integra o Programa Interinstitucional Ciência Cidadã na Escola (PICCE), coordenado pelo Prof Dr Rodrigo Reis, que busca implementar um processo formativo pautado em metodologias de ensino e aprendizagm das ciências e coordena o Projeto de Extensão Ciência Cidadã na Formação de Professores vinculado ao PICCE, para ofertar cursos de formação de professores em Ciência Cidadã na Educação Básica. Contatos: clauvieiragusmao@gmail.com e claudemira@ufpr.br 

 

  Ingrid Sateré Mawé 

Mulher indígena, professora, bióloga, ativista socioambiental e liderança da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), que se destaca por sua trajetória de luta por justiça social e pelos direitos das mulheres e da população indígena. Primeira vereadora indígena eleita em Florianópolis (SC), nas eleições municipais de 2024.

Ana Paula Vosne Martins

É graduada em História pela Universidade Federal do Paraná (1987); fez Mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992) e Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Fez dois pós-doutorados: em 2004, na Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ, e em 2016, na Universidade Federal Fluminense. É professora titular da Universidade Federal do Paraná, tendo ingressado no Departamento de História em 1993. Foi fundadora (1994) e coordenou o Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR até 2015. Foi vice-diretora do Setor de Ciências Humanas e entre 2011 e 2013 coordenou o Programa de Pós-Graduação em História da UFPR. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR (2021-2025) e coordenou o Fórum de Coordenadores da Pós-Graduação da UFPR entre 2022 e 2023. É membro da Red Iberoamericana de Investigación en História, Mujeres y Archivos (RIIHMA). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e História Moderna, atuando como pesquisadora e orientando trabalhos sobre os seguintes temas: gênero, cultura e medicina; história das mulheres; políticas materno-infantis; gênero e saúde; escrita de mulheres; gênero, assistência e filantropia; ativismos e escrita de mulheres católicas. É bolsista de produtividade do CNPq. 

Caroline Barroso Miranda

Mestra em Ensino de História pela Universidade Federal do Pará - PROFHISTÓRIA/UFPA (2020), com graduação em História-Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2013). Atua como professora de história na Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc-Pa). Pesquisa ensino de história, história das mulheres, relações étnico-raciais com foco no pensamento feminista negro, a presença e a representação da mulher negra no ensino de história. 

Flavia Jakemiu Araujo Bortolon 

Bacharelado em Comunicação social- Jornalismo, pelo Centro Universitário de Maringá, Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Maringá, pós-graduação em Moda: Comunicação e Produto pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná e pós-doutorado pela Universidade NOVA e Lisboa. 

Rita de Cassia Moser de Oliveira 

Possui graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná (2002), Pedagogia (FSB, 2019), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Doutorado, na UFPR, em Educação, na linha Desigualdades, Diversidade e Diferenças sociais (2018), com estágio sanduíche na Universidade do Minho (PT) no Instituto da Criança com orientação do Professor Manuel Sarmento e Natália Fernandes, bolsista CAPES. Atua em Instituições de Ensino Superior há mais de vinte anos. Ministra aulas em Pós-graduação em diferentes instituições e atuou no Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade. Autora de livros infantis. Participa do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UFPR) no projeto Discurso e Relações Raciais, participa também do Núcleo de Estudos em pesquisa de infância e educação infantil ( NEPIE) e do GEPRAFE (Estudos e Pesquisas sobre Educação, Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores-(UFMS). Atualmente professora substituTa na UFPR no Dtpen e pedagoga no município de Pinhais.