Palestrantes

 

 

Rosa Margarida de Carvalho Rocha

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Possui Pós Graduação em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros pela PUC-MG, Especialização em Didática Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica e Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena. Assessorou o MEC para a concepção e elaboração do livro Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico Raciais sendo coordenadora do GT Ensino Fundamental. Foi Assessora da Prefeitura de Sabará, Prefeitura de Congonhas, Secretaria de Educação de Contagem, Secretaria de Educação de Ribeirão Preto, Secretaria de Educação do Estado do Paraná e da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para implantação da Lei 10.639/03. Ministra Palestras com temas sobre o Trato da Questão Racial no Cotidiano Escolar, Inclusão Racial na Escola, Discriminação Racial na Escola. Tem experiência de mais de trinta anos na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico-Raciais, atuando principalmente no seguinte tema: construção positiva da Identidade da criança Negra, História da África e dos Africanos no Cotidiano Escolar. É membro do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Araguari; Membro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Minas Gerais. 

 

 

Angela Maria Scalabrin Coutinho

Graduada em Pedagogia - Educação Infantil (1999) e Mestre em Educação Infantil (2002) pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho (2010). Realizou pós-doutorado em Gestão da Política Pública na Universidade de São Paulo (2019-2020). Professora do Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná. Professora visitante na Université Paul Sabatier - Toulouse, França de novembro de 2019 a maio de 2020 com bolsa Capes-PrInt. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação da Pequena Infância (NUPEIN/UFSC). Professora das linhas de pesquisa "Diversidade, diferença e desigualdade social em Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR e "Educação e Infância" do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Vice-presidente Sul da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro do Grupo Gestor do Fórum de Educação Infantil do Paraná (FEIPAR/MIEIB). Foi coordenadora do GT07 - Educação de Crianças de 0 a 6 anos da ANPEd (2020-2021). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em creche, sociologia da infância, polícias públicas e educação infantil, desigualdades sociais e educacionais, avaliação na educação infantil. 

 

 

Hector Rolando Guerra Hernandez

Desde Agosto de 2012 atua como professor de História da África no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Antropologia Social (2011) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui Mestrado em Antropologia Cultural, História Contemporânea e Sociologia do Instituto Latino Americano da Universidade Livre de Berlim (2005). Tem experiência na área de Antropologia, Sociologia e História, com ênfase em Antropologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-colonialismo, pós-socialismo, ideologia e cultura, migração internacional, conflitos sociais, identidade cultural, memória histórica. Pesquisou durante muitos anos a migração latino-americana e conflito social em contextos europeus (particularmente brasileiros em Alemanha, chilenos em Suécia e Espanha). Atualmente desenvolve sua pesquisa na África Austral, especificamente em Moçambique. 

 

 

Neuton Damásio Pereira 

 

Formado em História pela UFPR, pós graduado em História e cultura afro-brasileira pela UFPR, pós graduado em Educação Fundamental e Médio pela IBEPEX, pós graduado em gestão escolar pela UNINTER. Membro do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial de Pinhais e do Paraná. Pesquisador das relações Étnico-raciais, centrado em pesquisa sobre História de negros no Brasil; racismo e diversidade. Integrante do Movimento Negro de Colombo.  Professor da Rede Pública Estadual de Educação, no Colégio Estadual Antônio Lacerda Braga. 

 

 

Kathleen Colais

Licenciada em Pedagogia pela UFPR, pesquisadora na área das relações étnico-raciais dentro do grupo ErêYá desde 2021. Recreadora infantil que leva brincadeiras africanas para todos os trabalhos, colocando "para jogo" o conhecimento das crianças sobre África,  envolvendo por meio da brincadeira os conhecimentos positivos sobre a cultura africana. Voluntária no projeto de extensão "Corpo e Movimento" sendo responsável por ministrar curso de formação de professores dentro da temática de jogos e brincadeiras africanas. Defesa de conclusão de curso com o tema: "Vocês sabem o que é África? Reflexões por meio de jogos e brincadeiras africanas com crianças e adolescentes de uma ONG em São José dos Pinhais-PR".

 

 


Sara da Silva Pereira 

 

 

 

Maritana Drescher

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2020-Atual). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pela Faculdade São Braz - FSB (2016). Especialista em Educação das Relações Étnico Raciais pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2015). Especialista em História do Brasil pela Faculdades Integradas Espírita - FIES (2009). Possui graduação em História pela Faculdades Integradas Espírita - FIES (2006), possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Intervale (2021). Atualmente é professora do quadro próprio do magistério da rede estadual de educação do Paraná, desde 2007, lecionando as disciplinas de História e Ensino Religioso, bem como atua no programa Formadores em Ação como professora formadora no grupo de estudos de Liderança e Ética. É parecerista da Revista em Favor de Igualdade Racial. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais ERÊ YÁ - UFPR, o Grupo Àlàáfià Educação - Candomblé e Umbanda de raiz, o Grupo de Pesquisa Observatório de Culturas e Processos Político-Pedagógicos na linha de pesquisa Educação Popular, Diversidade e Desigualdade Social e do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros.

Marcelo Clone - Grupo Capoeira Brasil

Grupo Capoeira Brasil, sob a coordenação do Professor Clone (Marcelo Oliveira Palma)

Marcelo Clone é praticante de capoeira desde 1999. Formado como professor de capoeira em 2015.  Possui Educação Física pela Unibrasil, pós-graduação em Ensino Lúdico e em Psicomotricidade pela Faculdade UNINA. Atua como professor de capoeira no ensino curricular na escola IEPI em Pinhais desde 2013, e na escola O Pequeno Polegar desde 2015. Criador do projeto Capoeira nota 10 na cidade de Pinhais. Ministrou cursos  de capoeira em diferentes estados brasileiros e países:  Bogotá, Colômbia: 2014 e 2016; Buenos Aires, Argentina: 2015; Santiago Del Estero , Argentina: 2016; Concepcion / Santigo, Chile: 2016; Concepcion , Chile: 2017; Córdoba, Argentina: 2018 e Lima, Peru: 2019. 

Flávia Barbosa - Graduada Dendê Grupo Capoeira Brasil 

Graduada do Grupo Capoeira Brasil 

Praticante de capoeira desde o ano 2000, atuou como Instrutora de Capoeira durante 10 anos, em projetos sociais, academias e escolas de Educação Infantil. Hoje atua profissionalmente como Gestora de Marketing Digital, porém a prática da capoeira nunca parou. Idealizadora de diversos encontros e eventos voltados à prática e estudo da capoeira enquanto cultura afro-brasileira e ferramenta educacional, além de eventos de discussão sobre o papel e participação da mulher na capoeira.

Priscila Novaes 

Priscila Novaes é Chef de Cozinha e uma das fundadoras do @kitandadasminas, um buffet em São Paulo, focado na união da alimentação com a ancestralidade Africana. O cardápio inclui o melhor da culinária afro brasileira, com opções que dão água na boca! Além da culinária, Priscila também está envolvida no projeto Mulheres de Ori @mulheresdeori, um núcleo de estudos voltado para as questões que afligem as mulheres negras, tais como a violência doméstica e a dependência financeira. Um dos frutos dessa empreitada é o programa Afro Chef, de formação gratuita em gastronomia que ajuda mulheres a gerarem suas próprias rendas.