Palestrantes

 

 

Karine de Souza Silva 

Professora dos Programas de Pós-graduação em Direito e em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa PQ CNPq. Realizou Pós-Doutorado na Katholieke Universiteit Leuven e na Université Libre de Bruxelles, Bélgica. Doutora e Mestre em Direito Internacional pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fez Estágio Doutoral na Universidad de Sevilla /Espanha. Fez Pós-graduação lato sensu na Universidad Internacional de Andalucía, Espanha. Professora visitante da Universidade Técnica de Moçambique, da Middlebery University, nos Estados Unidos, Universidade do Minho, em Portugal, da Universidade de Pisa, na Itália, da Université Libre de Bruxelles, na Bélgica, e da Universidad de Valladolid, Espanha. É coordenadora do “EIRENÈ – Centro de Pesquisas e práticas Decoloniais e Pós-coloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional”, e do projeto de extensão “Núcleo de Apoio a Imigrantes e Refugiados” (NAIR/Eirenè/UFSC). É professora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Agência das Nações Unidas para Refugiados. Tem experiência na área de Epistemologias críticas Decoloniais e afro-diapóricas aplicadas ao Direito Internacional e às Relações Internacionais, com ênfase em: 1) Direito Internacional e Relações Raciais; 2) Raça, branquitude e a de(s)colonização das Relações Internacionais; 3) Diáspora africana, migrações e refúgios

 

 

Aldia Mielniczki de Andrade

Mestre em educação pela UFPR com o tema: Branquitude na infância. Pesquisadora da Infância e da Educação das Relações Relações Étnico - Raciais. Gestora de CMEI na periferia da cidade de Curitiba/PR. Membra do grupo ErêYá da UFPR. Mulher, feminista, mãe em defesa da igualdade de raça,  gênero e de inclusão

 

 

Laura Janaina Dias Amato

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2012). Atualmente é pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura e professor adjunto IV da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Líder do grupo de pesquisa "Linguagem, Política e Cidadania" e membro do "Grupo de Estudos Interdisciplinares: políticas linguísticas, diversidade e fronteiras". Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente na área de formação inicial e continuada de professores de línguas adicionais/estrangeiras. Seus principais interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: letramento crítico e ensino de línguas; currículo e transculturalidade; educação fronteiriça; práxis pós-estruturalista, pós-colonial e decolonial, vinculado a noções de discurso e representação.

 

 

Paula Mendonça

Mestre em educação pela Universidade de São Paulo, com pesquisa nas áreas de educação e antropologia da infância. Atuou no Instituto Socioambiental, assessorando escolas indígenas e projetos culturais em comunidades do Parque Indígena do Xingu no Mato Grosso. Foi professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Atua em assessorias sobre a inserção da temática indígena no currículo escolar, conforme a orientação da Lei n.11645/2008 que determina a inclusão de Histórias e Culturas Indígenas no currículo nacional. É co-diretora do curta metragem Waapa, sobre as brincadeiras das crianças do povo Yudja, co-realização do Território do Brincar e Instituto Alana. É idealizadora do Já Pra Rua, projeto voltado para o fechamento de rua para as crianças brincarem no bairro do Butantã, em São Paulo. Atualmente, coordena as áreas de cidade e educação do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, com o foco no desenvolvimento de políticas públicas pautadas na educação integral e territórios educativos e no planejamento urbano voltado à criação de cidades mais verdes, brincantes e amigáveis à infância. 

 

 

Rita de Cassia Fraga Machado

Professora Adjunta na Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Pós-Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsista PNPD/CAPES. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS na linha de pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação. Foi professora substituta entre 2010-2012. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela UNISINOS. É licenciada e Bacharel em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS. Representante na área de ciência humanas e sociais da Câmaras de Assessoramento Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM. Líder do Grupo de Pesquisa_CNPq- Feminismo, Trabalho e Participação Popular e Comunitária. Seus interesses de pesquisa atualmente compreende as problemáticas de Mulheres como: Trabalho, Movimentos Sociais Populares, Feminismos e Epistemologia Feminista. 

 

 


Caroline Vieira Rodrigues


Doutora em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestra em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), participa do Grupo de Pesquisa Educação Linguística e Pós-colonialidade (DGP/CNPq). Tem experiência como professora de línguas em educação regular e ensino bilíngue em séries da educação básica. Atuou como professora voluntária de língua inglesa na África do Sul (Christian David Primary School/2017) e de português como língua de acolhimento (UFPR/ 2018-2020). Foi revisora e produtora de material didático de língua inglesa de ensino fundamental para mídias impressas (Grupo Expoente/2018-2019), também de material didático para ensino de português como língua de acolhimento (no prelo). Tem interesse em temas relacionados a identidades e processos de ensino e aprendizagem de línguas em contexto de refúgio e migração, políticas e ideologias linguísticas. 

 

 

Centro Cultural Humaita

Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira que atua desde 2006 para a valorização e visibilidade da arte e da cultura afro em Curitiba e no Paraná.